Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

03/02/2011 | Atividade do comércio cresce 9,8% em janeiro mas sinaliza desaceleração, revela Serasa Experian Atividade do comércio cresce 9,8% em janeiro mas sinaliza desaceleração, revela Serasa Experian

Atividade do comércio cresce 9,8% em janeiro mas sinaliza desaceleração, revela Serasa Experian
Material de construção liderou o crescimento anual

São Paulo, 03 de fevereiro de 2011 – Após um final de 2010 vigoroso, a atividade varejista abriu o ano de 2011 em desaceleração. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o território nacional cresceu 9,8% em janeiro de 2011 comparado com o mesmo mês de 2010. Este resultado ficou abaixo dos 11,2% verificados em novembro/10 e dos 12,8% de dezembro/10, sempre no critério da comparação anual.
A alta de 9,8% em janeiro/11 foi liderada pela expansão de 15,0% do segmento de material de construção. Logo em seguida, com expansão de 10,4%, vieram as lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática. O único segmento que exibiu variação anual negativa em janeiro foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. As fortes chuvas ocorridas na região Sudeste podem ter atrapalhado as vendas da moda verão durante o mês passado.
A adoção das medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o início do processo de aumento da taxa básica de juros (taxa selic) deverão fazer com que, em 2011, o varejo exiba crescimento positivo em sua atividade, porém em taxas mais moderadas do que as verificadas ao longo de 2010, salientam os economistas da Serasa Experian.

Efetuados os ajustes sazonais, a atividade do comércio caiu 2,7% em janeiro/11 em relação ao mês imediatamente anterior. Tal queda foi liderada pelos recuos de 1,9% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 1,3% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. Também contribui para o movimento negativo em janeiro a queda de 0,6% do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas durante o mês passado.
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Voltar