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segunda-feira, 12 de setembro de 2011.
SERASA EXPERIAN
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontou alta de 3,0% em agosto na comparação com o mês passado. A variação praticamente repete o comportamento registrado em julho (alta de 2,9%). Na análise anual – agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor cresceu 29,2%. No acumulado dos oito primeiros meses de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice subiu 23,4%.
Segundo os economistas da Serasa Experian os juros elevados no crédito e as compras parceladas no Dia dos Pais continuaram a impactar a inadimplência do consumidor em agosto. Ainda de acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento nos registros de dívidas não honradas junto aos bancos reafirma a leve alta do índice. O pagamento da 1ª parcela do 13º salário, em novembro, pode dar um fôlego extra às finanças do consumidor, que poderá priorizar o pagamento das dívidas assumidas anteriormente, ressaltam os economistas.
Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos continua sendo a principal responsável pela alta do índice mensal, com crescimento de 6,0% (contribuição de 2,9 pontos percentuais na variação total). Os cheques sem fundos também colaboraram para a alta do indicador com variação de 4,5% (0,5 p.p). Os títulos protestados tiveram impacto neutro no índice e as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) apresentaram queda de 0,8%, com contribuição negativa de 0,3%.
Sobe o valor médio dos protestos
De janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o valor médio das dívidas com os títulos protestados subiu 14,8%. Os cheques sem fundos e as dívidas com os bancos também apresentaram alta de 8,2% e 0,5%, respectivamente. Já as dívidas não bancárias tiveram queda de 14,1%.
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades, e não apenas dentro do sistema financeiro, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.
Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.). Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.